Construção a preço de custo: conheça o conceito que está em alta no mercado imobiliário

04/04/2022 • Padrão

Conhece a Construção a Preço de Custo? É uma forma de investimento em que o investidor arca com o custo […]

Conhece a Construção a Preço de Custo? É uma forma de investimento em que o investidor arca com o custo real do projeto, através de aportes mensais durante o período de execução da obra. O valor é proporcional ao custo da unidade que será adquirida pelo investidor. 

Também conhecido como Construção em Regime de Condomínio, o modelo teve grande participação no desenvolvimento imobiliário de Florianópolis durante as décadas de 60 e 70. Na época não haviam grandes financiamentos por parte dos bancos e o conceito viabilizou a execução de muitos empreendimentos e edifícios do Centro e da Beira Mar Norte.

O modelo de construção em regime de condomínio passou por diversas adaptações jurídicas no decorrer dos anos seguintes, e mesmo ainda com algumas inseguranças jurídicas, perdurou até meados de 2011 como principal formato.

Como funciona

O condomínio de construção é formado pelos adquirentes das frações. As contribuições dos adquirentes são depositadas em contas abertas em nome do condomínio, sendo movimentadas conforme o disposto em contrato. Dessa forma, documentos referentes às transações, como faturas e recibos são emitidos em nome do condomínio de construção.

O condomínio por unidades autônomas é determinado por inscrição obrigatória no Registro de Imóveis. Nele é necessário que conste a individualização das unidades, assim como sua identificação. Além disso, deve ser estabelecida a fração ideal sobre o terreno e partes comuns, atribuída a cada unidade.

A contratação da construtora, pelo condomínio, pode ser realizada por regime de administração. Nesse caso, os pagamentos relacionados à obra ficam em responsabilidade dos adquirentes ou proprietários. Os documentos da construção são, assim, feitos em nome do condomínio.

O custo da obra, dessa forma, é dividido entre os condôminos em conformidade com sua unidade imobiliária em relação ao empreendimento total. No condomínio de construção, outrora, o administrador é a incorporadora ou pessoa nomeada pela mesma.

Vantagens

Agora que você já conhece ele modelo de empreendimento, confira algumas vantagens:

Construção a preço justo

Para o comprador, nesse tipo de empreendimento, os preços envolvidos na obra são transparentes, considerando que os adquirentes liberam recursos mediante prestações periódicas de contas e cotações de insumos, por exemplo. Assim, não existe a possibilidade de inclusão de valores imprevistos no processo, sendo uma obra de preço justo.

Benefício econômico

Na construção a preço de custo é evidenciado um resultado monetário maior do que o ofertado no mercado. Além disso, seja para uso próprio ou venda, existe uma economia considerável no empreendimento imobiliário. Dessa forma, o proprietário pode comercializar o imóvel através do preço de mercado, mesmo que tenha investido apenas o valor real para a realização da obra.

Controle sobre o desenvolvimento da obra

Outra vantagem da obra a preço de custo é a responsabilidade pela garantia de andamento da obra e pela sua administração é de intermédio da comissão de representantes dos adquirentes. Nesse âmbito, os mesmos podem acompanhar a obra desde o início, sendo que o ritmo da edificação do imóvel pode variar em conformidade com a vontade do grupo.

É importante lembrar que nesse tipo de modalidade, a compra do imóvel costuma ser realizada através de valores que são pagos mensalmente pelos adquirentes. Não há possibilidade de realizar financiamentos, mas em contrapartida, uma das grandes vantagens é que o custo do imóvel é consideravelmente mais barato do que o preço de mercado.

VIA:

https://www.nsctotal.com.br/noticias/construcao-a-preco-de-custo-conheca-o-conceito-que-esta-em-alta-no-mercado-imobiliario e https://alphamareconstrutora.com.br/como-funciona-a-construcao-a-preco-de-custo-e-quais-as-suas-vantagens/

Posts relacionados
Vantagens de comprar um imóvel na Grande Florianópolis

Assim como a capital, a Grande Florianópolis é dotada de belezas naturais únicas e opções de bem-estar e lazer. Não […]

15/07/2022
ver mais
Mercado Imobiliário: Secovi prevê futuro promissor para investidores da área

Em entrevista recente para o ND+, Viviane Guidi Mondardo, diretora nomeada do Secovi  (Sindicato patronal da habitação de comércio e […]

02/05/2022
ver mais
4 motivos que fazem de Florianópolis uma das melhores cidades do país para se viver

Florianópolis tem se tornado uma das cidades mais desenvolvidas do país, com qualidade de vida comparável a países de primeiro […]

07/03/2022
ver mais
2022 © GDI EMPREENDIMENTOS
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESENVOLVIDO POR IMOBMARK