Além de Jurerê: Conheça 5 praias paradisíacas perto de Florianópolis

18/04/2022 • Vida em Equilíbrio

Entre os destinos mais famosos e fotografados do verão brasileiro, Florianópolis se destaca mundialmente pelos beach clubs de Jurerê Internacional. […]

Entre os destinos mais famosos e fotografados do verão brasileiro, Florianópolis se destaca mundialmente pelos beach clubs de Jurerê Internacional. Mas nem só de festas e paradores de lanchas, frequentados por celebridades e vizinhos sul-americanos, vive a capital catarinense!

A Ilha da Magia, como é carinhosamente chamada, e seus arredores, guardam algumas das praias mais bonitas do país. Águas do transparente ao azul turquesa, ondas perfeitas para o surfe, encontro de águas doces e salgadas, dunas que escorregam pela praia e paredões de Mata Atlântica são alguns dos belos elementos que compõem esses lugares.

Esses pequenos paraísos, no entanto, não estão exatamente escondidos. Durante a alta temporada, as areias brancas são coloridas pela alta quantidade de sombreiros que se estendem pela faixa de areia, tentando abrigar viajantes e nativos que fogem dos dias quentes de verão e aproveitam um mergulho gelado.

Confira cinco alternativas, entre o cardápio extenso de opções da região da Grande Florianópolis, para fazer um roteiro muito mais em conta e sossegado, para fugir do grande movimento.

Ilha do Campeche

A famosa ilha do Campeche abriga as águas mais transparentes da região. O cenário de areias brancas e águas calminhas emoldurado pela Mata Atlântica bem preservada faz valer a pena qualquer travessia de barco, e rendeu o apelido de caribe catarinense à pequena praia da Enseada.

A ilha guarda a maior parcela do patrimônio arqueológico do estado, com inscrições rupestres que remetem há cerca de 4,5 mil anos. Além da rica biodiversidade, o lugar é povoado por saguis, que fogem da vegetação curiosos com a presença dos visitantes na faixa de areia.

Como o nome adianta, a única forma de desembarcar nesse pedaço de paraíso é pegar um dos barcos, direto da praia da Armação e da Barra da Lagoa. Há ainda uma porção de empresas de lanchas particulares que guiam visitantes no passeio, de forma mais cômoda e com roteiro adaptável.

Praia da Lagoinha do Leste

Destino certeiro para quem gosta de batalhar pela própria recompensa, a praia é guardada por um paredão de pedras e vegetação, pedida ideal para quem busca uma boa dose de sossego dentro de uma reserva natural quase intocada.

Contudo, não é apenas a vista que te faz perder o fôlego. A única forma de chegar ao destino é com os próprios pés, percorrendo a trilha com pelo menos uma hora de duração, ou pedindo carona em barcos de pescadores.

Seja qual for sua escolha de trajeto, a recompensa é satisfatória. Depois de uma subida íngreme, que não é exatamente para iniciantes, a visão da praia no topo do Morro da Coroa revigora as energias para a descida que vem a seguir, mesmo com a lembrança de que você terá que percorrer o trajeto na volta.

Guarda do Embaú

No enorme banco de areia cortado pelo Rio da Madre, chamado de Guarda do Embaú, descansa uma das mais belas praias de Santa Catarina, que preserva o estilo alternativo bem próximo à Ilha da Magia. Quando o assunto é surfe, o destino é o primeiro no Brasil, e o nono no mundo.

O cenário surpreende os visitantes desde o início: para chegar à praia que dá nome à vila é preciso atravessar o rio. Tal tarefa pode ser cumprida a nado ou com o auxílio de algum dos barcos que colorem a paisagem, sempre a postos para guiar os visitantes na travessia.

O destino ganhou fama primeiro, pelas boas ondas; e depois, pela beleza das praias e o charme das pousadas, em um pequeno centrinho movimentado por bares, restaurantes e lojas de surfe e moda praia.

Localizada no município de Palhoça, a Guarda do Embaú é de fácil acesso. Fica a cerca de 50 km de distância de Florianópolis e a pouco mais de 80 km de Balneário Camboriú.

Praia do Rosa, Imbituba

Entre as baías mais lindas do mundo, a praia do Rosa fica um pouco mais distante, a 90 km de Florianópolis, e faz jus à alcunha de paraíso na região. Basta pisar no destino para sentir o clima de tranquilidade que impera entre os caminhos ora pavimentados, ora de terra, movimentados pelo vaivém dos surfistas.

O lugar é dividido entre Rosa Norte, Centro e Rosa Sul, e em cada um deles há um cardápio extenso de atividades, desde trilhas montanhosas até praias para quem viaja sozinho, em família ou com amigos. Quem gosta das ondas, pode aproveitar até algumas aulas de surf.

Lembre-se que na alta temporada, durante os meses de dezembro a fevereiro, a praia é mais agitada e tem mais alternativas de programação. Contudo, guarde um pouco de paciência para encontrar praias cheias e estacionamento disputado.

Fora da temporada de verão, de julho a novembro, é o período de observação das baleias Francas no Rosa e em vários destinos ao sul catarinense.

Praia do Siriú, Garopaba

Quando o assunto é escorregar pelas dunas de areia, é provável que você já tenha ouvido falar na Praia da Joaquina, dentro da Ilha de Floripa. Mas, ao sul do estado, a Praia do Siriú guarda as maiores montanhas de areia da região, ainda pouco descobertas pela maioria dos turistas.

A cerca de 10km do centro de Garopaba, as dunas de 40 metros fazem da praia a preferida dos adeptos de sandboard. No trajeto até o local, várias placas de aluguéis de pranchas trilham o caminho de chegada às areias branquinhas, com opções menores para crianças e maiores aos adultos em busca de diversão.

Há ainda uma lagoa de água doce, que traz o balanço perfeito para quem quer se despedir da água do mar. Mas lembre-se, são muitos degraus acima do “deserto de areia”. Reserve um pouco de fôlego para apreciar a vista e fazer algumas fotos nos balanços altamente instagramáveis, ou para curtir a cachoeira da região.

Posts relacionados
Xô tédio: Veja o que fazer em Florianópolis nos dias de chuva

Se você acha que Florianópolis só é boa nos dias de sol, vai descobrir que está enganado(a)! Mesmo em dias […]

15/07/2022
ver mais
Florianópolis além das praias: capital recebe título de gastronomia pela Unesco

Apesar de conhecida pelas belas praias, Florianópolis possui inúmeras qualidades culturais, inclusive na gastronomia! Não é pra menos que a […]

18/05/2022
ver mais
Na estrada: Grande Florianópolis reserva passeios memoráveis para quem quer curtir os dias de sol

O litoral catarinense é o destino certo para quem deseja aproveitar o melhor da natureza!  Quem busca momentos inesquecíveis precisa […]

21/03/2022
ver mais
2022 © GDI EMPREENDIMENTOS
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESENVOLVIDO POR IMOBMARK